Cresce a procura por Seminovos em Consórcios



A preferência por carros seminovos em consórcio de acordo com estudo divulgado em abril pela ABAC, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio.


O índice de preferência chegou a bater a marca de 75,2%. Esse índice era de 74,5% em outubro do ano passado e de 49,8% em 2011, quando a entidade iniciou o levantamento.

Assim a cada quatro automóveis adquiridos por meio do consórcio, apenas um é zero quilômetro.


O sistema de consórcios conta atualmente com pouco mais de 6 milhões de consorciados ativos no setor de automotores. O consorciado tem de escolher um veículo novo para servir de base para o contrato. Mas o sistema permite migrar para outro produto no momento da contemplação, segundo a ABAC.


Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC enfatiza que “a liberdade de escolha na hora da aquisição é uma das principais características do consórcio”.


“Ao receber a informação de que dispõe de crédito para comprar seu carro zero, a pessoa tanto pode retirar o bem contratado como um outro modelo zero ou mesmo um usado”. Salienta.


Esse aumento na procura de carros seminovos em consórcios se dá pela preferência de um veículo mais equipado, normalmente o consorciado opta pelas versões básicas dos modelos zero quilômetros, por isso a saída para ter um carro mais completo sem gastos adicionais na hora de contemplação é o seminovo.


Feito com base em dados da B3, o estudo da ABC também mostra a evolução da participação média mensal da modalidade do consórcio no total dos negócios a prazo relativos a automóveis.

Em 2011, a presença do mecanismo nos carros 0k adquiridos a prazo era de 5,94%. No final do primeiro quadrimestre deste ano, alcançou 8,47%, com crescimento de 2,53 pontos percentuais. Nos veículos seminovos, a participação quase triplicou, saltando de 3,68% para 9,92% no mesmo comparativo.

62 visualizações

(18) 3901 1777

(18) 99702-8167

  • instagram-seminovos-unidas
  • facebook-seminovos-unidas

Av. Manoel Goulart, 3580 Presidente Prudente - SP

(Ao lado da Telha Norte - Próximo ao Cristo)